O projecto SETI@home, sobejamente conhecido, está a precisar de mais voluntários que disponibilizem o seu computador para poder processar os novos dados que estão a chegar, na busca de sinais rádio emitidos por civilizações alienígenas.
Desde que este projecto foi lançado pela Universidade de Califórna, o Berkeley's Space Sciences Laboratory já registou mais de 5 milhões de voluntários e conta neste momento com 320 000 computadores a processar informação.
O grande problema é que este projecto começou a dispor de novos receptores no maior radiotelescópio do mundo (Arecibo, Porto-Rico), mais sensíveis e que fazem uma maior cobertura às frequências captadas, o que em termos práticos significa 500 vezes mais informação para ser processada. Estes novos receptores registam os sinais rádio de sete regiões do céu, em vez de apenas uma, e cobrem 40 vezes mais frequências do que o anterior.
Se ainda não conhece o projecto, ou se o conhece e gostava de participar visite a página do SETI@home
Se os números lhe parecem gigantescos então veja o seguinte:
- 300 GB - quantidade de informação produzida pelos novos receptores por dia
- 100 TB (100 000 GB) - quantidade de informação produzida por ano
- 305 metros - diâmetro do prato do radiotelescópio de Arecibo que tem 51 metros de profundidade, a dimensão de cerca de 26 campos de futebol
- 38 788 - número de painéis de alumínio reflector que compõe o prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário